Artigo: Assessing cardiovascular risk in hepatitis C: An unmet need
Autores: Javier Ampuero, Manuel Romero-Gómez
Local: Sevilla, Espanha
Fonte: World J Hepatol 2015; 7(19): 2214-2219
O estudo: Uma mini-revisão sobre a relação entre HCV e doenças cardiovasculares. São pontos marcantes:
Inflamação
A atividade do HCV leva à liberação de citocinas pró-inflamatórias que desencadeiam resistência à insulina e stress oxidativo. A diabetes, e suas consequências podem ocorrer. A supressão viral do HCV reduz o risco de resistência à insulina. O stress oxidatico aumenta a lesão dos hepatócitos. Ele é derivado da atividade inflamatória e da resistência à insulina que vem secundariamente.
Ateroesclerose
As citocinas pró-inflamatórias liberadas durante a infecção crônica pelo HCV podem acelerar o processo de ateroesclerose. O TNFα, IL-6, IL-18, proteína c reativa, e moléculas de adesão estão em níveis aumentados durante a inflamação crônica. A título de exemplo, a proteína C reativa pode promover a ateroesclerose através de seus efeitos em monócitos e células endoteliais.
Impacto clínico
Estudos limitados, e de baixo poder de conclusão evidenciaram maior incidência de coronariopatias em portadores de HCV. Dentre os portadores, aqueles com viremia positiva apresentam maior risco que os somente portadores de anticorpos.
Com relação à estenose de carótida as evidências são mais sólidas. Dois estudos mostram resultados claros. Em um deles, detectou-se aumento no risco de placa carotídea (OR = 1.92) e espessamento da camada íntima da artéria (OR = 2.85). Em outro, a placa carotídea foi detectada em 42% comparada com 23% nos soronegativos.
A doença arterial periférica também parece ser mais prevalente nos soropositivos, mas a evidência é ainda mais escassa. A mortalidade por eventos cardiovasculares foi avaliada em um estudo retrospectivo, com resultados evidenciando maior risco nos soropositivos.
Marcado:Hepatite C
Muito bom seu resumo.
CurtirCurtir
Na verdade qualquer inflamação/infecção crônica aumenta risco cardiovascular. É só relembrar os efeitos metabólicos do TNF.
CurtirCurtir