Artigo: Impact of Vitamin A and Carotenoids on the Risk of Tuberculosis Progression
Autores: Omowunmi Aibana e mais

Local: Peru, EUA
Fonte: Clin Infect Dis. 2017 May 20. doi: 10.1093/cid/cix476.
Estudo: Os autores procuraram estabelecer relação entre níveis de vitamina A/carotenoides e desenvolvimento de tuberculose clínica. O estudo é um caso-controle aninhado realizado em Lima. Os casos selecionados foram contactuantes de tuberculose pulmonar, HIV negativos, pareados com 4 controles, indivíduos nas mesmas condições que não desenvolveram tuberculose. O critério para tuberculose foi diagnóstico clínico em até um ano após contato, independente da forma.
Resultados: Foram observados 6751 contactuantes domiciliares soronegativos, sendo que 192 desenvolveram tuberculose, 91,5% na forma pulmonar.

Curiosamente, os indivíduoscom hipovitaminose A e sem hipovitaminose D foram aqueles com maior risco.

Comentários: A ingestão de vitamina A não pode ser exagerada, pois esta vitamina lipofílica está associada a diversos problemas. No entanto, este estudo mostra algumas coisas importantes. Em primeiro lugar, é mais um a sugerir que em imunocompetentes a reinfecção é tão ou mais importante do que a reativação. Em segundo lugar mostra que desnutridos, idosos, outros pacientes com risco de hipovitaminose A apresentam maior risco de desenvolvimento da infecção.
Entre os mecanismos propostos para a ação do retinol podem ser especulados a ação inibitória sobre o M.tuberculosis e efeitos sobre a imunidade inata, apresentação de antígenos, migração e maturação de células dendríticas assim como a geração de células T regulatórias e TH17.
Isto não significa que a vitamina A possui um efeito “imunoestimulante”, mas que a deficiência da vitamina prejudica a resposta à micobactéria. Em outras palavras, pacientes de baixo nível socioeconômico, alcoolistas, idosos, doentes crônicos que apresentam hipovitaminose A apresentam maior risco e estes devem ser triados para reposição, em especial na vigência de contato com paciente bacilífero.
Marcado:Tuberculose, Vitamina A
Deixe um comentário