Artigos: 1) Watad, A e mais – Autoimmune/inflammatory syndrome induced by adjuvants (Shoenfeld’s syndrome) – An update.
Lupus 2017; 1: 1-7
2) Carlo Perricon – Autoimmune/inflammatory syndrome induced by adjuvants (ASIA) 2013: Unveiling the pathogenic, clinical and diagnostic aspects. Journal of Autoimmunity 47 (2013) 1–16 .
Estas revisões sintetizam dados clínicos sobre uma síndrome nova, descrita em 2011: a Síndrome autoimune/ inflamatória induzida por adjuvantes (Autoimmune/inflammatory syndrome induced by adjuvants -ASIA). É uma condição sistêmica, caracterizada por cinco condições imunomediadas, desencadeadas por adjuvantes presentes em vacinas, próteses, etc. Existe uma predisposição genética para a síndrome (Portadores de HLA-DRB1*01 ou HLA-DRB4) e os principais desencadeadores são as vacinas (em especial HBV, influenza e HPV), implantes de silicone e preenchedores de óleo mineral. Os mecanismos imunes são complexos e dependem do tipo de reação.

As manifestações clínicas também são bastante variadas e não há um critério específico. As definições hoje consensuais tendem mais a se parecer com critério de notificação de casos suspeitos do que um quadro clínico característico. Os critérios clínicos hoje propostos são ( Journal of Autoimmunity 2013;47: 1–16 ):
Critérios propostos para o diagnóstico de ‘ASIA’.
Critérios maiores:
Exposição a estímulo externo (vacina, infecção, silicone, adjuvante) antes das manifestações clínicas.
Surgimento de manifestações clínicas’típicas’:
Mialgia, miosite ou fraqueza muscular
Artralgia e/ou artrite
Fadiga crônica, sono não restaurador ou distúrbio do sono
Manifestações neurológicas (especialmente desmielinizantes)
Alterações cognitivas, perda de memória
Febre, xerostomia e/ou xeroftalmia
Melhora com retirada do agente desencadeante
Biópsia com achados histopatológicoscaracterísticos
Critérios menores:
Surgimento de anticorpos ou autoanticorpos direcionados contra o agente suspeito
Outras manifestações clínicas menos específicas (Ex. Síndrome do colon irritavel)
Detecção de HLA específico (i.e. HLA DRB1, HLA DQB1)
Evolução para doença autoimune (Ex. esclerose múltipla, lupus, Síndrome de Sjogren)
Percebe-se que por se tratar de doença recentemente proposta, há fragilidade e pouca especificidade nos critérios diagnósticos. Os sintomas são bastantes diversos e pouco característicos. Diversas doenças autoimunes – mais notadamente Síndrome de Sjogren – surgiram após o uso de adjuvantes, mas neste caso provavelmente como desencadeadores do que como causadores.
No entanto algumas situações parecem sólidas. A relação entre sintomas/condições autoimunes e silicone parece estar bem estabelecida. Já o desencadeamento de ASIA por vacina parece ser bastante raro. O maior número de eventos suspeitos está relacionado à vacina da Hepatite B. Uma das dificuldades no estudo do risco das vacinas reside no fato de que muitas das reações autoimunes seriam provocadas pelo agente infecciosos, seja ele natural ou vacinal. Mas aparentemente há um papel do alumínio no desenvolvimento de alguns casos.
No momento, a definição de uma síndrome como a ASIA não deve suscitar a impressão de alto risco relacionado às imunizações, mas a necessidade de vigilância para melhor definição clínica e de riscos, e desenvolvimento de tecnologia que melhore ainda mais a segurança das vacinas.
Marcado:Doenças autoimunes, Imunizações, Vacina
Deixe um comentário