Artigo: Recurrent erysipelas – risk factors and clinical presentation
Autores: Malin Inghammar e mais
Local: Suécia
Fonte: BMC Infectious Diseases 2014, 14:270
Estudo: Foram selecionados pacientes <18 anos com diagnóstico de erisipela no Skåne University Hospital entre 2007 e 2011. Os prontuários dos pacientes foram revisados, anotando os fatores de risco e desfechos.
Resultados: Foram identificados 573 episódios de erisipela em 502 pacientes. 69% nos membros inferiores. 360 pacientes apresentaram episódio único de erisipela e 142 episódios recorrentes. Os fatores der risco para recorrência foram:

Comentários: A erisipela é uma infecção que pode se complicar principalmente com trombose venosa profunda, recorrência e linfedema. A identificação de pacientes candidatos à recorrência é importante para a identificação precoce e estabelecimento de medidas preventivas e eventualmente anticoagulação.
Os fatores de risco para o desenvolvimento de erisipela são o sobrepeso, o trauma cutâneo, linfedema e insuficiência venosa. Apesar de parecidos, os fatores de risco para recorrência neste estudo foram a obesidade severa e linfedema, com maior associação, e insuficiência venosa (marginalmente). O DPOC foi fator protetor. Os demais fatores tiveram significância limítrofe.
Deixe um comentário