Artigo: Proton Pump Inhibitor Use Is Associated With ExtendedSpectrum β-Lactamase–
Producing Enterobacteriaceae Rectal Carriage at Hospital Admission: A Cross-Sectional Study
Autores: Pepijn Huizinga e mais
Local: Holanda
Fonte: Clinical Infectious Diseases 2017;64(3):361–3
Estudo: Os autores analisaram, através de swabs retais, a colonização por bactérias produtoras de ESBL, entre pacientes adultos internados, procurando observar a relação entre a aquisição da bactéria e o uso de inibidores de bomba. Foram incluídos 570 pacientes internados em hospital de agudos ou day-care.
Resultados: Os autores encontraram um aumento no risco de carreamento de bactérias ESBL+ com uso de inibidores de bomba, tanto omeprazol como pantoprazol. O uso de antimicrobianos não se mostrou associado, segundo os autores, porque a janela entre uso e coleta de swab foi pequena.

Comentários: O uso de inibidores de bomba tem grande utilidade, mas não é desprovido de riscos, por isto deve ser prescrito sem exageros. Do ponto de vista infeccioso, a alteração da dinâmica do trato digestivo pode favorecer a infecção e colonização por diversos agentes. No passado, já se mostrou que o uso de antiácidos reduz o inóculo infectante de cólera. No caso dos inibidores de bomba, o risco de infecção causada por C. difficile e a colonização por agentes multirresistentes não pode ser desprezada.
Marcado:ESBL, Inibidores de bomba, MDR, Resistência bacteriana
Deixe um comentário