Pneumonia e poluição ambiental doméstica

ArtigoHousehold Air Pollution and Acute Lower Respiratory Infections in Adults: A Systematic Review

indoor-air-pollution-1AutoresHannah Jary  e mais

Local: Malawi e Inglaterra

FontePLoS ONE 11(12): 0167656.

Estudo: Estima-se que poluentes de ar em ambiente domiciliar (como combustíveis sólidos) causem 4 milhões de mortes por ano. Ele também aumenta o risco de doenças respiratórias na infância em 78%. Também há associação com doença cardiovascular e DPOC. Os autores realizaram revisão sistemática para determinar o risco de infecção respiratória baixa aguda (ALRI) em adultos e poluição do ar doméstico. Os desfechos analisados foram pneumonia, bronquite aguda e bronquiolite aguda.

Resultados: Somente 8 estudos preencheram os critérios para inclusão na análise. Cinco deles avaliaram populações rurais. Um estudo analisou carvão, sete biomassa (madeira). Dois estudos demonstraram associação usando análise multivariada (corrigindo por outros possíveis fatores de risco), dois por análise univariada, e  quatro não mostraram associação.

Os estudos mostraram desenhos bastante diferentes, tanto nas definições, quanto nas populações e fatores de risco.

h1.png

Comentários: A revisão sistemática é limitada. Ela prioriza (porque depende do desenho dos estudos originais) populações rurais de menor renda, e uso de madeira. Ainda assim, as conclusões são frágeis. O principal estudo que evidenciou relação entre ALRI e poluição doméstico mostrou que a intensidade da poluição é importante. Mas não há na literatura uma evidenciação robusta, e nem detalhamento sobre forma de exaustão, função do indivíduo na cozinha, e o uso de outros combustíveis, como o gás doméstico.

De toda forma, este estudo acende a luz sobre a importância de conhecimento das condições de vida e hábitos no desenvolvimento de infecções respiratórias agudas.

 

Deixe um comentário