Vacina para o Herpes Zoster em idosos

Artigo: Efficacy of the Herpes Zoster Subunit Vaccine in Adults 70 Years of Age or Older

Autores: Anthony L. Cunningham e o ZOE-70 Study Groupimmunodeficiency-disorders

Local: Multicêntrico, centralizado nos Estados Unidos

FonteN Engl J Med 2016; 375:1019-1032

Estudo: O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da vacina para o Herpes Zoster em idosos >70 anos, onde a incidência da doença sobe de  2,0 a 4,.6 casos por 1000 pessoa-anos para 10,0 a 12,8 por 1000 pessoa-anos. O ZOE-50 e oZOE-70 foram dois estudos fase 3 realizado em países de vários continentes desenhados para avaliar a eficácia desta nova vacina, composta  por 50 μg de glicoproteína E recombinante do Vírus do Herpes Zoster (VHZ) e o sistema adjuvante AS01B baseado em lipossomos. Os desfechos estudados foram proteção contra a doença, e contra a neuralgia pós-herpética. O comparador foi placebo. Esta publicação é a análise do subgrupo de pacientes com>70 anos incluídos nos dois ensaios clínicos. Os pacientes foram pareados na proporção 1:1.

Resultados: A vacina teve eficácia de 89,8% na proteção contra o Herpes Zoster nos6950 pacientes que receberam a vacina. A proteção contra neuralgia pós-herpética foi de 88,8%. Eventos adversos graves ocorreram na mesma proporção em pacientes que receberam a vacina e placebo. O período médio de seguimento foi 3,7 anos.

z1

Comentários: A importância deste estudo é mostrar que a vacinação de idosos pode gerar bons frutos. Sabemos que a sinalização do sistema imune em idosos está prejudicada, o principal defeito imune em idosos, levando a um prejuízo (parcial) no desenvolvimento de novas defesas ou na sua eficácia. Mesmo assim, eles são capazes de responder à vacinação, e doenças prevalentes em idosos, como o Herpes Zoster, podem ter redução de incidência com imunização dirigida.

Marcado:,

Deixe um comentário