Artigo: Human Tuberculosis Caused by Mycobacterium bovis in the United States, 2006–2013
Autores: Colleen Scott e mais 
Local: CDC
Fonte: Clinical Infectious Diseases 2016;63(5):594–601
Estudo: Mycobacterium bovis é causador de doença em animais, mas também pode causar doença em humanos, através de leite e derivados não pasteurizados, incluindo queijo fresco. Alguns poucos estudos mostram também transmissão através de aerossóis, à semelhança de M.tuberculosis. Os autores estudaram através de biologia molecular a representatividade do M.bovis nos quadros clínicos de tuberculose humana, e sua epidemiologia.
Resultados: Foram analisados 91985 casos de tuberculose diagnosticados entre 2006 e 2013, 76.4%com cultura positiva e 84.5% destes com genotipagem válida. Ao final, 862 casos de M. bovis 58 411 de M. tuberculosis foram analisados. Os caso de M. bovis foram mais frequentes em pacientes mais jovens, mulheres, origem hispânica e moradores da fronteira com o México. Estes dados podem ser explicados pelo hábito de consumo de queijos não pasteurizados no México. Adicionalmente, doença extra-pulmonar – prioritariamente gastrointestinal – mostrou-se mais associada à infecção por M.bovis.
Um terço dos casos causados por esta espécie manifestaram-se exclusivamente no pulmão.
Comentários: A maior importância deste estudo está no conhecimento de peculiaridades da tuberculose, em especial de formas de transmissão pouco pensadas, a alimentar, que não é causada pela mesma espécie de micobactéria, ainda que intensamente relacionada. Além disto, a frequência de doença pulmonar causada pelo M.bovis pode ser um indício indireto de transmissão respiratória.
Marcado:Tuberculose
Deixe um comentário