Hepatite e Linfomas

Artigo: Hepatitis B and C viruses and risk of non-Hodgkin lymphoma: a case-control study in Italy

Autores: Martina Taborelli e mais0119656_crop

Local: Itália

FonteInfectious Agents and Cancer (2016) 11:27

Estudo: Evidências indicam a possibilidade de associação entre o vírus da Hepatite C (HCV) e o Linfoma não-Hodgkin (LNH). O mesmo não ocorre com o vírus da Hepatite B (HBV). Os autores realizaram estudo de caso controle  visando analisar a associação entre estes dois vírus e a ocorrência de LNH em pacientes adultos. Eles usaram dados de outros dois estudos caso-controle previamente publicado por eles. Foram excluídos pacientes HIV positivos. Os controles foram pacientes internados nas mesmas instituições nos mesmos períodos, com quadros agudos diversos.

Resultados: Na somatória dos dois estudos, foram analisados 571 casos de LNH e 1004 controles. 13,8% dos pacientes com LNH e 6,4% dos controles eram HCV positivos. Utilizando testes biologia molecular (PCR), 11,1% e 3,5% respectivamente. 60% dos dois grupos não apresentava positividade para qualquer marcador de HBV, e o HBsAg foi positivo em 3,7% dos casos e 1,7% dos controles. Associação só foi demonstrada entre HCV e LNH.

h1

Os linfomas associados ao HCV foram: Linfoma difuso de gtandes células B, Linfoma zonal marginal, linfoma linfoplasmocitário e linfoma linfocítico de células pequenas/LLC.

h2

Comentários: Todo estudo caso-controle tem limitações, e este não foge à regra. A escolha dos controle é sempre crítica, e a escolha de pacientes internados com doenças agudas, ainda que com pareamento, obscurece um pouco os resultados. Um estudo populacional de maior porte, baseado em comunidade, é necessário.

Os autores perceberam associação entre HCV e linfomas, mas somente naqueles que apresentavam RNA circulante. A hipótese é que a proliferação clonal de linfócitos B específicos causada pela estimulação antigênica contínua levaria à formação do tumor.

A associação entre HBV e LNH não foi observada.

Marcado:, ,

Deixe um comentário