Artigo: Characteristics of serogroup 20 S.pneumoniae isolates from Brazil
Autores: Juliana Caierão e mais
Local: UFRS, Brasil
Fonte: BMC Infectious Diseases (2016) 16:418
Estudo: Os autores analisaram o perfil clínico, microbiológico e epidemiológico de isolados de Streptococcus pneumoniae sorotipo 20 em pacientes com infecções pneumocócicas de 2007 a 2012. O pneumococo sorotipo 20 não está presente em nenhuma das vacinas disponíveis. O genótipo da bactéria foi estudado por PFGE e MLST.
Resultados: 358 pneumococos foram coletados no período, 16 classificados como sorotipo 20. Todos pertenciam ao sorotipo 20B e se mostraram altamente relacionados pelas técnicas de biologia molecular. O MIC para a penicilina variou de 0,004 a 1 μg/mL. Não-susceptibilidade foi detectada em 31% dos isolados.
Comentários: Embora ainda seja infrequente, a análise dos sorotipos de pneumococo é importante para se determinar a mudança (esperada) dos sorotipos a partir do uso mais frequente da vacina. Vacinas para agentes capsulados, como pneumococo e Haemophyllus influenzae são capazes de reduzir a incidência de doenças clínicas, mas pressionam no sentido da mudança das cepas prevalentes.
Marcado:IVAS, Meningite, Pneumococo, Pneumonia, Vacina
Deixe um comentário