Tempo de início de antibioticoterapia na meningite

Artigo: Time to antibiotic therapy and outcome in bacterial meningitis: a Danish population based cohort study.

Autores: Jacob Bodilsen e maismascara_meningite-6534290

Local: Dinamarca

Fonte: BMC Infectious Diseases (2016) 16:392

Estudo: Os autores analisaram todos os casos de meningite bacteriana registrados no laboratório de microbiologia da instituição. A partir dos dados de cultura positiva, definiram a meningite clinicamente, e excluíram casos <16anos, abscessos cerebrais e infecções hospitalares. O tempo entre a chegada ao hospital e o momento de administração do antimicrobiano foi confrontado com a mortalidade e o sucesso da terapêutica.

Resultados: Dos 195 pacientes triados, 173 foram analisados. O tempo médio para antibioticoterapia foi de 2 horas. O atraso de início da antibioticoterapia se mostrou relacionado ao aumento da mortalidade e desfechos desfavoráveis.

p1.png

Comentários: Este estudo tem algumas limitações, em especial pelo fato de ser retrospectivo. Não podemos ter a expectativa de encontrar na literatura estudo prospectivo ou comparativo neste caso devido à gravidade da infecção. Os problemas, por ter sido retrospectivo, são minimizados pelo fato de ser monoinstitucional, com protocolo bem definido, e por terem sido incluídos somente pacientes com cultura positiva.

Os resultados mostram que o início rápido da antibioticoterapia é crucial. Ou seja, aguardar a realização de uma tomografia como padrão antes do diagnóstico da meningite pode, ao contrário do esperado, aumentar a mortalidade.

 

Marcado:,

Deixe um comentário