Rinovírus é um problema a mais

Artigo:Hospitalizations and outpatient visits for rhinovirus-associated acute respiratory illness in adultsrhinovirusrhino2

Autores:E. Kathryn Miller

Local: Nashville e Pittsburgh

Fonte: J Allergy Clin Immunol 2016;137:734-43.

Estudo: A partir de um estudo para avaliação da infecções causadas pelo vírus influenza, os autores realizaram um coorte visando analisar os desfechos das infecções causadas pelos rinovírus (RV).

Resultados: Dentre os pacientes com infecções respiratórias agudas, os RV foram isolados em 364 (6,9%) pacientes no serviço de emergência, 795 (3%) pacientes hospitalizados e em 469 (Taxa não calculada) pacientes ambulatoriais. Pacientes fumantes, e aqueles que moram com fumantes apresentaram maior risco de infecção pelo RV.

rv.png

Este estudo não conseguiu mostrar maior número de hospitalizações associadas ao RV, mas demonstrou que um maior número de pacientes apresentaram sibilância.

Comentários: Temos o mau hábito de desprezarmos as infecções das vias aéreas superiores, os vírus respiratórios. São somente “viroses”. A literatura está mostrando que não são tão benignos assim (embora não devamos aumentar seu papel), mas que nos faltam ainda ferramentas diagnósticas e estratégias terapêuticas para lidar melhor com estes agentes. O primeiro passo é perdermos todo o preconceito e desprezo que temos por eles.

Este é um estudo retrospectivo, que não visou abordar uma complicação específica do RV. Sabemos que a maior parte destas infecções são leves, e que a maior complicação percebida é uma sinusite bacteriana secundária. No entanto a literatura, ainda muito escassa para a população adulta, começa a mostrar algumas complicações que devem ser melhor elucidadas:

a) Relação do RV com asma e DPOC – Como sugerido neste estudo, o RV está associado a exacerbações de asma e DPOC. Em teoria, tratamento específico poderia evitar descompensação e internações nesta população específica. Mais recentemente, o RV parece estar sendo associado ao desencadeamento do primeiro episódio de asma em crianças, o que pode gerar novos conceitos na fisiopatologia da doença.

b) Outros estudos mostram que o RV pode ser causador – ou desencadeador – de pneumonia bacteriana e hospitalizações em populações específicas: idosos com fragilidade, portadores de doenças cardiorrespiratórias crônicas. É nesta população que os olhares sistemáticos devem se voltar.

 

Marcado:, , ,

Deixe um comentário