Artigo: Systemic Corticosteroid Therapy for Acute Sinusitis
Autores:Roderick P. Venekamp, Matthew J. Thompson, Maroeska M, Rovers
L
ocal: Holanda
Fonte:JAMA 2015 Volume 313, Number 12: 1259
Estudo: Este artigo, uma pequena sinopse, é a meta-análise avaliando o uso de corticoides no tratamento da sinusite bacteriana aguda. Foram incluídos estudos onde o uso de antibióticos foi comparado com o uso de corticoides associados aos antibióticos. O desfecho foi a melhora/resolução em duas semanas ou menos, comparado com mais do que duas semanas para melhora/resolução.
Resultados: 947 pacientes foram analisados, a partir de cinco estudos. Os resultados apresentados são sucintos, uma vez que a publicação é uma sinopse.

Comentários: Os próprios autores comentam que a qualidade dos estudos é moderada, e não há padronização de antimicrobianos, corticoides ou posologia. Entendendo que um estudo randomizado de grande porte é necessário, ainda assim esta meta-análise dá suporte para o uso de corticóides na sinusite bacteriana, até que existam evidências melhores.
Estes resultados são coerentes porque:
a. Eles corroboram a ideia que a antibioticoterapia não é milagrosa, e a drenagem efetiva de secreções é importante. Mais do que ação no sistema imune, o efeito anti-inflamatório dos corticoides favorecem a drenagem. Curiosamente, um dos estudos-fonte usa um terceiro braço, antibióticos + anti-inflamatórios não hormonais.
b. A posologia de corticoides geralmente utilizada traz baixo risco de eventos adversos.
Marcado:Corticóides, Sinusite
Deixe um comentário