Vitamina D e infecções osteoarticulares: um longo caminho pela frente

Artigo:  May osteoarticular infections be influenced by vitamin D status? An observational study on selected patients.

Autores:  Valentina Signori, Carlo L. Romanò e mais

Local:  Orthopedic Institute, Milan, Italy

Fonte:  BMC Musculoskeletal Disorders (2015) 16:183

O estudo:  Os autores coletaram sangue para determinação dos níveis de vitamina D de pacientes internados para realização de cirurgia ortopédica. O estudo durou 8 meses. Os autores classificaram os pacientes em quatro grupos, de acordo com a cirurgia: a) Revisão por infecção de prótese articular; b) afrouxamento asséptico da prótese; c) outras infecções osteoarticulares sem implante articular; d) outras operações.

Resultados:  Foram analisados 78 pacientes. O estudo conseguiu demonstrar que a média dos níveis de vitamina D era baixo, mas não conseguiu evidenciar diferenças entre os grupos.

hvd.png

Comentários: É muito tentador achar uma associação entre falta de vitaminas e infecções. Uma pílula mágica reduziria verdadeiramente risco e deixaria pacientes satisfeitos. Mas não é tão simples. A associação entre a deficiência de vitamina e as infecções osteoarticulares parece à primeira vista ser algo mais razoável, devido à ação desta vitamina no metabolismo ósseo, o que poderia, em teoria, aumentar riscos de infecções. No entanto, este estudo está longe de ser conclusivo:

  1. A metodologia observacional não foi desenhada para se estudar uma comparação entre grupos de pacientes com e sem infecção. A seleção de pacientes, quase todos com complicações de cirurgias anteriores, e a homogeneização de grupos foi bastante deficiente.O número amostral também foi reduzido.
  2. A população submetida a operações de implantes articulares é particularmente suscetível à hipovitaminose D: a fratura que gerou a indicação cirúrgica muitas vezes é a osteoporose, que pode estar relacionada à hipovitaminose.
  3. Estatisticamente não se obteve significância.

Adicinalmente, existem estudos prévios abordando o mesmo assunto, como o publicado por Maier e cols (Is there an association between periprosthetic joint infection and low vitamin D levels? International Orthopaedics (SICOT) (2014) 38:1499–1504). Os resultados são igualmente inconclusivos. Não há como se tirar qualquer conclusão que a vitamina D está implicada na infecção,somente o alerta que a hipovitaminose D é prevalente nesta população. Nada mais. Em síntese, este é um assunto importante que merece um estudo científico com desenho mais direcionado.

Marcado:,

Deixe um comentário