Associação entre uso de inibidores de bomba e infecção pelo Clostridium difficile

Artigo:  Association Between Proton Pump Inhibitor Therapy and Clostridium difficile Infection in a Meta-Analysis

Autores:  ABHISHEK DESHPANDE, CHAITANYA PANT, e mais

Local:  Índia e EUA

Fonte:  CLINICAL GASTROENTEROLOGY AND HEPATOLOGY 2012;10:225–233

O estudo:  Revisão sistemática associando uso de inibidores de bomba, como omeprazol e pantoprazol, à ocorrência de doenças caudas pelo C. difficile (DACD).

Resultados:  30 estudos foram incluídos para análise quantitativa, não restrito às infecções adquiridas no hospital, apesar de que a maioria deles foi associado à aquisição nosocomial.  Tanto nos estudos de coorte, como nos casos-controle, a DACD se mostrou associada ao uso de inibidores de bomba.  No geral, pacientes em uso de inibidores de bomba apresentam risco 2,15 vezes maior de aquisição de DACD.

dacd.png

Comentários: As DACD são subdiagnosticas, especialmente porque sempre as associamos com hospital e uso prévio de antimicrobianos. Nada é tão simples. As cepas comunitárias, mais agressivas, e sem relação com uso de antimicrobianos, estão tendendo a se tornar um problema de saúde pública. Apesar de ser uma meta-análise, faltam estudos de coorte com um desenho mais específico para as infecções na comunidade, que possam dar conta do risco temporal de aquisição da infecção, quantificando de forma mais precisa o risco. Além disto, os inibidores de bomba, vendidos livremente e com alta incidência de automedicação, está associada a estas infecções. Cabe lembrar que é doença que pode ter recorrências e apresenta morbiletalidade não desprezível. Adicionalmente, os métodos diagnósticos hoje disponíveis apresentam sensibilidade subótima. Alto grau de suspeita clínica é recomendado.

Marcado:, ,

Deixe um comentário