Artigo: Vitamin D supplementation and risk of respiratory tract infections: A meta-analysis of randomized controlled trials
Autores: SONG MAO & SONGMING HUANG
Local: Department of Nephrology, Nanjing Children ’ s Hospital of Nanjing Medical University, Nanjing, China
Fonte: Scandinavian Journal of Infectious Diseases, 2013; 45: 696–702
O estudo: Os autores realizaram revisão sistemática e meta-análise dos estudos que tentaram correlacionar a suplementação de vitamina D e a ocorrência de infeções do trato respiratório.
Resultados: De 408 artigos selecionados na busca, sete foram analisados devido à qualidade da evidência e conformação aos critérios de inclusão e exclusão. Os artigos não evidenciaram qualquer benefício com o uso da vitamina D, no que concerne à ocorrência de infecções do trato respiratório.

Comentários: Vitaminas são “substâncias simpáticas” muitas vezes prescritas por médicos, outras vezes adoradas por pacientes, como se fossem “produtos naturais”, “saudáveis”, “não comerciais” e “desprovidas de efeitos colaterais. Vitaminas são substâncias químicas presentes na natureza, que podem ser sintetizadas por meios industriais e comercializadas em preparações que contêm grandes quantidades da substância, de forma mais concentrada do que a que encontramos na natureza. Nestas condições de alta ingesta, apresentam efeitos adversos. Muitas vezes as pessoas acreditam que “vitaminas fortalecem as defesas”, reduzem os riscos de infecção, o que quase nunca é evidenciado em literatura. A vitamina D, em particular, tem sido utilizada porque sua fonte natural, que é a exposição à luz solar, é cada vez menos frequente. Inúmeros benefícios foram demonstrados, para aqueles que apresentam títulos baixos de vitamina D. No entanto, os benefícios não são ilimitados. Esta meta-análise de certa forma silencia os boatos de que a “vitamina D é boas para a infecção”. Assim como no caso da vitamina C, os benefícios clínicos relevantes não são demonstrados.
Marcado:Pneumonia, Vitamina D
Deixe um comentário