Tuberculose multirresistente: não é só a baixa adesão

Artigo:  Comparing Risk Factors for Primary Multidrug-Resistant Tuberculosis and Primary Drug-Susceptible Tuberculosis in Jiangsu Province, China: A Matched-Pairs Case-Control Study

Autores:  Xin-Xu Li, Wei Lu e mais

Local:  Chinese Center for Disease Control and Prevention, Beijing, People’s Republic of China

Fonte: Am. J. Trop. Med. Hyg., 92(2), 2015, pp. 280-285

O estudo:  Os autores realizaram um estudo de caso controle (1:1) comparando pacientes com tuberculose primariamente multirresistente (MDR-TB) e sensível às drogas (DS-TB). Eles  definiram a tuberculose multirresistente como resistência à isoniazida e rifampicina. Num desenho curioso, eles parearam 110 pacientes com MDR-TB com 110 indivíduos saudáveis e observaram os fatores de risco. O mesmo fizeram com 110 pacientes com DS-TB. Assim, puderam observar se os fatores para aquisição de MDR-TB eram diferentes daqueles para DS-TB.

Resultados:  Os resultados devem ser vistos com calma, até pela riqueza de detalhes. Eles estão expostos nas tabelas.

Os fatores envolvidos na aquisição de MDR-TB foram: analfabetismo, intervalo sem consumo de frutas>7 dias e menor renda individual anual. Para DS-TB os fatores de risco foram parcialmente diferentes: analfabetismo, IMC<20, espaço de moradia per capita <40m2, nunca realizar 3 refeições/dia, intervalo sem consumo de frutas>2 dias e exposição prévia à TB.

mdrtb1

mdrtb2.png

Comentários: O desenho deste estudo é inteligente e cativante. Ao invés de comparar diretamente os dois grupos, compararam individualmente cada grupo com a população saudável, o que eliminou muitos dos viés associados aos grupos controle. Existem outras técnicas que fariam a mesma análise de forma mais direta, como a análise discriminante. Ainda assim, a comparação entre as duas tabelas é o que nos fornece as informações mais relevantes.

O que é importante observar, é que a exposição prévia a esquemas anti-TB não é o único fator preditivo de resistência. Até porque estamos falando em doença primariamente resistente. Fatores alimentares, condições do paciente possuem alguma influência. A desnutrição e a exposição prévia à TB se mostrou intimamente ligada à DS-TB, mas não à MDR-TB. Os autores sugerem que a transmissão da MDR-TB é mais limitada e específica, provavelmente restita às populações de menor renda.

Marcado:

Deixe um comentário