Vitamina C e cama

Artigo: Vitamin C for preventing and treating the common cold

Autores:  Harri Hemilä, Elizabeth Chalker e Cochrane Acute Respiratory Infections Group

Local:  Cochrane

Fonte:  Cochrane Databasis, 2013

O estudo:  Revisão sistemática sobre uso profilático ou terapêutico da vitamina C e seu vitaminsimpacto no desenvolvimento e duração de resfriados.

Resultados: Foram analisadas 29 publicações (n=11.306). Resultados observados:

– Prevenção de resfriados, tanto na população geral (RR = 0,97 [intervalo de confiança de 95% [IC95%] = 0,94 a 1,00]. Houve benefício para maratonistas, esquiadores e soldados (RR = 0,48 [IC95% = 0,35 a 0,64], tamanho amostral substancialmente menor).

– Houve uma pequena redução na duração do resfriado, redução de 8% em adultos e 3% em crianças. O impacto diminuto desta redução numa doença de curtíssima duração merece ser considerado. Não há evidência de redução de complicações.

Comentários: Os potenciais benefícios do uso da vitamina C se mostraram inexistentes e ínfimos, com exceção dos atletas expostos a condições extremas, que precisam ser estudados com maior profundidade. Na verdade, o impacto na população hígida e naquela idosa, com comorbidades, é a maior dúvida que possuímos na prática, e que a revisão sistemática ainda não permite responder. De toda forma, como medida geral o uso da vitamina C indiscriminadamente para tratamento e prevenção de resfriados não está justificada.

Marcado:

Deixe um comentário