Prevenção “natural” da infecção urinária pós-operatória

Artigo:  Cranberry juice capsules and urinary tract infection after surgery: results of a randomized trial

Autores:  Betsy Foxman, Anna E. W. Cronenwett, Cathie Spino, Mitchell B. Berger, Daniel M. Morgan

Local:  University of Michigan School of Medicine

Fonte:  Am J Obstet Gynecol 2015;213:194.e1-8.

O estudo:  Os autores realizaram um estudo de intervenção, randomizado, comparando a incidência de infecção urinária após cirurgia ginecológica. Pacientes foram alocados no grupo teste (1 cápsula de cranberries a cada 12h por 4-6 semanas ou placebo). O desfecho foi o diagnóstico clínico de ITU, com ou sem cultura positiva. Os pacientes foram orientados a não tomar sucos de cranberries ou complementos de vitamina C durante o estudo.

Resultados:  76 mulheres completaram o estudo no grupo teste e 74 no grupo placebo. Os itu cranresultados mostraram menor incidência e maior tempo para adoecimento nas pacientes submetidas ao suco de cranberries.Não se percebeu diferença estatística entre os agentes causadores nos dois grupos.

Comentários: O desfecho escolhido é falho, especialmente porque após cirurgias, inclusive a ginecológica, é possível a experiência de sintomas uretrais sem a presença de infecção. O ideal seria o uso de dois desfechos, o diagnóstico clínico, e o diagnóstico com cultura positiva. É importante observar que estudos controlados como este chegam a resultados que não se observam no mundo real. No caso da ITU de repetição, existe algum efeito do suco de cranberries, mas está longe da expectativa. De toda forma, aparentemente há algum benefício que precisa ser melhor elucidado. E que não dispensa nenhum dos demais cuidados.

Marcado:,

Deixe um comentário